Loading…

THERAPIST ANA CRUZ

“O conhecimento de qualquer tipo causa uma mudança na consciência de onde é possível criar novas realidades." Deepak Chopra
seja bem-vindo

4 micos que você paga nas redes sociais

Incrível como cada vez mais muitas pessoas têm utilizado as redes sociais para postar suas angústias, tristezas, desilusões, desabafos e lamúrias. Uma enxurrada de apelos emocionais toma conta do universo virtual, vezes até beirando uma “terapia de grupo”. Entre um choramingo aqui e uma frase de efeito ali, há quem se beneficie não só com os comentários que suas queixas ou indiretas despertam, mas também com o alívio (imaginário) que compartilhá-las proporciona.

A psicóloga Regiane Machado coloca que: “não é possível afirmar que todas as pessoas que expõem opiniões, emoções, pensamentos ou vivências sentem efeito e repercussão positiva. Contudo, observa-se atualmente que tais práticas parecem ser válidas, principalmente, para os internautas que têm algum retorno ao publicar algo do tipo nas redes.”

A questão é: o que de fato você está buscando nas redes sociais? Não será o seu Acomodado da Silva atuando diante das dificuldades do mundo real?

lamentação psicanálise ana cruz

Veja, então, 4 micos que você paga nas redes sociais:

1.       Desabafos

Você publica que está se sentido um lixo, blá, blá, blá, e espera receber uma série de elogios e motivações. Ok, desabafar é humano, no entanto, fazemos isso com amigos e familiares próximos, com o terapeuta e não com os 657 ‘amigos’ do facebook. Nem todos são realmente amigos, as redes sociais permitem que sejamos quem quiser, logo, existirão aqueles que irão ‘te dar uma força’, e outros que vibrarão pelo seu mal estar e você nem sonha. #Pensenisso.

2.       Expor problemas

Peraí, antes de mais nada, você sabe a real diferença entre problema e dificuldade? Sei.. Bem, continuando, você expõe seus problemas pessoais, financeiros, amorosos e busca acolhimento, consolo, e também outros que vivam a mesma condição para não sentir-se sozinho nesta barca. Você apresenta nas redes sociais sua intimidade, ora buscando se vitimizar, ora procurando suportes para dividir seu sentimento de culpa. Resolve? #Pensenisso

3.       Xingamentos raivosos

A frequência destas atitudes funciona tanto como uma espécie de válvula de escape para sua ira, esvaziar o seu emocional carregado de emoções negativas presas no Labirinto quanto um modo de chamar atenção. O fato é que você registra o seu desequilíbrio e falta de inteligência emocional, e ainda acredita arrogantemente que está certo. Você realmente acha que as pessoas querem saber por que você age assim? #Pensenisso.

4.       Mandar indiretas

Você brigou com seu namorado, amigo, colega de trabalho e quer cutucar/incomodar/chamar atenção, acreditando piamente que está no caminho certo, que o outro irá ‘refletir’ e que no final você sairá por cima. Esta é uma atitude completamente infantil e que demonstra que você não tem capacidade de lidar com situações difíceis e problemáticas, e apenas contribui para que tal situação negativa se perdure, afastando as pessoas de si. #Pensenisso

A regra é clara: alívio não é solução.

Você, no seu universo imaginário, cria expectativas e espera sozinho um retorno que não virá. Seja no mundo virtual ou real, relacionamentos em geral só funcionam quando há troca, diante da existência de elementos de potencial positivo que se sobreponham ao negativo. Equilíbrio emocional só acontece quando aprendemos com as nossas experiências. Esse é o objetivo da vida, viver melhor, feliz, de forma saudável. E por favor, pare de pagar micos nas redes sociais. Quem sai perdendo é você, e não os outros.

Grande abraço,

Ana Cruz – psicanalista

Deixe o seu comentário