Loading…

PSICOTERAPEUTA ANA CRUZ

“O conhecimento de qualquer tipo causa uma mudança na consciência de onde é possível criar novas realidades." Deepak Chopra
seja bem-vindo

O maior teimoso é quem teima com a teimosia

“A teimosia não é um vício individual. O teimoso jamais existe sozinho. Para que haja um teimoso, é necessário alguém que teime com ele. Por isso, só chama alguém de teimoso quem é tão teimoso quanto. Pois ‘teimoso’ é quem não cede às exigências de alguém. De quem? De quem lhe chama de teimoso. Só é teimoso quem insiste em não concordar com ou se comportar de acordo com quem lhe chama assim. E a insistência do teimoso é a contraparte da insistência de quem teima em lhe dobrar. Por isso, conhece-se o teimoso pela sua mania de chamar os outros de teimosos. O maior teimoso é quem teima em insistir que os outros cedam às suas verdades.

criança teimosia

Ninguém consegue acabar com a inveja ou com a ira do mundo sozinho. Por mais que você expurgue esses vícios de sua alma, você ainda dependerá do esforço de cada um para erradicá-los do planeta. Mas a teimosia é um vício mágico. Se você acabar com a sua, o mundo inteiro se livrará dela. Basta que você pare de teimar com os outros para que eles deixem de ser teimosos. Não importa que eles ainda insistam em não lhe dar razão e em seguir os próprios passos. Não haverá nada contra o que eles possam teimar se você não exigir que concordem com você. Ainda que você se mantenha convicto de estar sempre com a razão, basta respeitar o direito de os outros estarem errados para que eles magicamente deixem de ser teimosos. Se você é o dono da verdade, procure entender que o erro alheio não ameaça a sua posse. Não é necessário que todos concordem com você para que a verdade seja sua.
Só é realmente teimoso quem chama os outros de teimosos ou se aborrece com a teimosia alheia, mesmo sem verbalizar o aborrecimento. Teimosia é a dificuldade em conviver com quem pensa e age diferente do que gostaríamos. Quando somos teimosos, qualquer um que insista em não obedecer-nos parecerá teimoso também. Para acabar com a teimosia, não é preciso se desfazer de nenhuma convicção, a não ser a de que os outros devem concordar conosco. Todo teimoso deveria fazer isso. Pois quem acredita na obrigação de todos concordarem consigo estipula essa obediência como condição para a elevação de sua autoestima. Em outros termos, o teimoso só se sente amado quando obedecido. É fácil imaginar, portanto, o quanto ele se sente mal amado. Crê não receber o prestígio devido, e por isso se vê envolto na amargura, na solidão, no despeito, no rancor e no ciúme. Para o teimoso, a teimosia alheia é um insulto. Por isso é tão difícil conviver com ela. Deixar de lado a própria teimosia é transformar magicamente um mundo de teimosos intratáveis num de pessoas inofensivas e acessíveis. Portanto, deixe de ser teimoso e ponha logo essa teimosia de lado.”
Texto escrito por Daniel Grandinetti – Psicólogo Clínico: danielgrandinetti.com.br

E você, é teimoso?

Grande abraço,

Ana Cruz – psicanalista

6 thoughts on “O maior teimoso é quem teima com a teimosia

  1. Não tinha ideia, o quanto eu sou teimoso mas, depois desse texto, vou tentar extrair a teimosia da minha vida.

  2. O mais engraçado é lembrar dos momentos de teimosia de algumas pessoas. A imagem desse artigo lembra muito a minha irmã. Muito, mais muito brava rsrsrsr. Igualzinha! Depois ainda tinha o segundo tempo, quebrar tudo que estava à sua volta. A meiguice em pessoa rsrsrsr.

Deixe o seu comentário