Loading…

THERAPIST ANA CRUZ

“O conhecimento de qualquer tipo causa uma mudança na consciência de onde é possível criar novas realidades." Deepak Chopra
seja bem-vindo

5 dicas para um relacionamento feliz

Seja o namoro ou o casamento, em um relacionamento amoroso homens e mulheres têm um objetivo comum: ser feliz. Mas a pergunta que não quer calar é: como?

Em tempos onde as pessoas se colocam cada vez mais de forma descartável, ainda existe lá no fundo aquela necessidade psíquica de se relacionar-se, afinal, o homem não nasceu para viver só. No entanto, um dos grandes males do homem moderno está no desejo da gratificação imediata e, de preferência, sem muito empenho. Em muitas vezes, cercada de atropelos.

O ritmo de vida em geral, cada vez mais acelerado, aliado ao conforto de avanços diversos como, por exemplo, o da tecnologia, leva o sujeito a buscar fórmulas mágicas e a conceitos padrão de felicidade, mas com um detalhe: tudo tem que ser agora. Existe uma máxima profissional que se encaixa perfeitamente em relacionamentos afetivos: não há sucesso sem esforço.

Homens e mulheres, apesar das particularidades dos seus universos, são seres humanos em busca da satisfação de um dos instintos ao qual já nasce conosco, o instinto do prazer, do contentamento dos nossos anseios.  De fato, o que acontece atualmente é que ambos procuram o mesmo destino. Assim, como já escrevi sobre 7 motivos para o seu casamento dar errado, hoje meus queridos leitores apresento a vocês 5 dicas para um relacionamento feliz:

relacionamento feliz

  1. Aprenda que o seu parceiro não é o seu concorrente, aquele com quem se deve travar disputas constantes e que só porque discordou da sua posição está contra você. Parceria é resultado da equação amizade+companheirismo.
  2. Não espere que o outro tenha uma bola de cristal, aprenda que só falando, comunicando de alguma forma, é que será possível que o seu companheiro saiba, de verdade, o que você quer, pensa.
  3. Nunca esqueça que um relacionamento é composto por três corpos: o eu, o outro e o nós, e cada um deles deve ter o seu espaço, atividades, metas, sonhos, objetivos, planos. Lembre-se: todo excesso é prejudicial.
  4. O sexo tem muita importância e é super saudável em qualquer idade. Se deseje para se tornar desejável para o outro. Tome iniciativas, inove, deixe de lado a frescura e os pudores. Sexy é uma questão de atitude e não de corpo perfeito.
  5. Carregue sempre com você esse trio e os pratique: tolerância, paciência e flexibilidade. Saiba que diálogo não é imposição de ideias, e sim, troca, que existem contrapontos, divergências, e daí? Quanto maior o seu desejo de controle, maior sua insegurança.

Felicidade em um relacionamento amoroso não é e jamais será sinônimo de perfeição. Ambos os lados tem as suas expectativas e necessidades.  Algumas vezes, é preciso levar uma boa chacoalhada do destino para se dar conta do valor que tem uma relação com alguém. Se a pessoa vale a pena, invista e preserve-a enquanto é tempo, afinal, o ontem já passou e o amanhã pode ser tarde. O amor existe. E limite também.

Por um mundo com menos “eu” e mais “nós”, por favor.

Grande abraço,

Ana Cruz – psicanalista

2 thoughts on “5 dicas para um relacionamento feliz

Deixe o seu comentário