ArabicEnglishFrenchPortugueseSpanish
3 dicas para o seu equilíbrio emocional

3 dicas para o seu equilíbrio emocional

Se você espera uma receita de bolo para não fazer esforço algum ou simples truque de mágica, não leia este texto.

O tal equilíbrio emocional é um assunto que está sempre em voga. Basicamente, ele consiste no balanceamento das emoções existentes aliados a sua racionalidade, gerando a capacidade de se lidar com conflitos, frustrações e adversidades diante da vida em geral.

“O nosso equilíbrio emocional está dependente do conhecimento que temos dos nossos estados internos e da influência que estes têm sobre o nosso pensamento, comportamento e atitudes.” Miguel Lucas – psicólogo português e preparador emocional de atletas

Todos nós possuímos os recursos e habilidades necessárias para se viver com maior equilíbrio e muitas vezes o que se precisa mesmo é coragem para olhar para si mesmo e esforço para agir diferente, e não necessariamente ajuda profissional.

Lembre-se: o ser humano é mestre em complicar o simples. Portanto, está mais do que na hora de você assumir as responsabilidades pelos seus atos e, claro, pelo seu processo de mudança:

equilíbrio emocional

Realize atividades prazerosas e não somente aquilo que traz retorno financeiro: objetos exteriores (materialidade) são apenas complementos de felicidade, pois esta se dá a partir da real autoaceitação. Você é como é, e daí? Ame-se de verdade, admire e valorize os seus talentos e busque melhorar os seus pontos negativos. Faça as pazes com você mesmo. Leia sobre 3 dicas para melhorar sua autoestima.

Não alimente emoções negativas: o maior erro do ser humano é acreditar que é errado e proibido sentir ódio, raiva, entre outros. Permita-se senti-las, compreendê-las de modo mais racional e liberá-las. O seu desequilíbrio se dará enquanto estas emoções negativas permanecerem represadas (e alimentadas) no seu psiquismo. Leia sobre o Labirinto.

Tenha e mantenha sempre objetivos: todos nós trazemos no nosso pacote a famosa zona de conforto e é tão traiçoeira que, quando menos se imagina, lá está ela em pleno vapor. Ter e manter objetivos diversos contribui para se cultivar a mente ativa e, consequentemente, dar um “chega pra lá” no seu comodismo. Leia 3 metas para o ano novo.

É difícil? Sim, É impossível? Não. Arrisque, ouse, faça. Pode doer, e muito, mas tenha a certeza de que vai valer a pena.

Grande abraço,

Ana Cruz – psicanalista

4 Replies to “3 dicas para o seu equilíbrio emocional”

  1. Todos os textos e estudos que li aqui no blog, Ana,achei o maximo, faceis de entender e com focos definidos, e objetivos, , to levando anos pra me livrar de traumas de um casamento fracassado de 24 anos de dependencia emocional, medos., etc..sinto que minhas filhas hoje casadas estao indo pro mesmo lado e isso me assusta, por mais que eu tente mostrar isso a elas (2)
    elas nao aceitam ou nao admitem, nao se relacionam com opai, lendo teus trabalhos me coloquei dentro deles na grande maioria. O. Labirinto exica bem anos que vive no passado sem conseguir ir em frente. Muito obrigado pelo seu trabalho, que. Deus te abençoe e te ilumine sempre!!!!
    Abraços
    Marta

Deixe o seu comentário