ArabicEnglishFrenchPortugueseSpanish
Você é uma pessoa orgulhosa? Conheça os três tipos de orgulho

Você é uma pessoa orgulhosa? Conheça os três tipos de orgulho

*por Felipe de Souza

O orgulho é um sentimento curioso porque ele apresenta facetas contraditórias, quase opostas. Será que você é uma pessoa orgulhosa também?

O orgulho é um sentimento curioso porque ele apresenta facetas contraditórias, quase opostas. Já há algum tempo que recebi uma solicitação para escrever sobre o assunto e com este texto, espero contribuir com uma resposta sobre pessoas que são chamadas de orgulhosas ou momentos em que as pessoas se comportam tendo o orgulho como causa. Será que você é uma pessoa orgulhosa também?

orgulho

O Orgulho como admiração: o aspecto mais positivo do orgulho é o orgulho como uma admiração. Quando alguém diz: “Estou muito orgulhoso de ti por ter feito isso” o significado da palavra orgulho está ligado a admiração pelo feito, pela conquista, pela capacidade de realizar. Podemos dizer que é positivo, no sentido de que este tipo de sentimento ajuda nas relações sociais e também pode fazer com que as pessoas se esforcem para atingir o máximo de seu potencial.

O orgulho como preconceito: em síntese, alguém que tem condições financeiras excelentes se sente orgulhoso de sua posição social e não quer se aproximar das outras classes, consideradas inferiores ou piores, como se no próprio corpo corresse sangue azul e no corpo dos outros um sangue não tão nobre. Este tipo de sentimento realmente perpassa muitas pessoas que se consideram nobres e inatingíveis por terem patrimônio ou conta bancária com muitos dígitos.

O orgulho como rancor: bem, este é provavelmente o tipo de orgulho mais negativo de todos. Por exemplo,  o casal briga e termina. Para não dar o braço a torcer, para não admitir que estava errado ou para não ter que se livrar da sua pose de ter sempre a razão, a pessoa não consegue pedir desculpas, ou pedir perdão, ou mesmo voltar a ter uma conversa razoável para voltarem a ter o relacionamento. A pessoa diz para si mesma: “Como vou voltar a conversar ou pedir desculpas? Não posso, porque isto significaria que eu sou fraco(a) ou significaria que a outra pessoa é quem tem a razão”. O efeito de tudo isto é que há a manutenção do rancor.

Conclusão: nomear o que sentimentos é um primeiro passo no processo de conscientização. Em segundo lugar, podemos avaliar se o sentimento é útil ou inútil, se faz bem ou mal e porque motivo e quando ele aparece. Nestes dois passos, começamos a mudar, ao conhecer os nossos mecanismos internos. O terceiro e último passo é encontrar uma forma de alterar o modo como sentimos e uma forma bastante simples e eficaz é encontrar sentimentos diferentes.

Gostou? Eu também! Leia este texto completo aqui.

*Felipe de Souza é psicólogo clínico e Coach e Mentor Internacional pelo Sistema Isor – Holos. Conheça o seu trabalho aqui: www.psicologiamsn.com 

Grande abraço,

Ana Cruz – psicanalista[:]

2 Replies to “Você é uma pessoa orgulhosa? Conheça os três tipos de orgulho”

Deixe o seu comentário